Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CHAPTER 9

Aos ex-amigos

 Eu queria dizer que algumas pessoas pensam que amizade é estar ali o tempo todo aceitando as mais diversas burradas e as mais diversas mancadas. Confesso que tenho o coração muito mole e não guardo rancor e mágoa de ninguém até porque não guardar ressentimentos é libertador mas, como tudo nessa vida, sempre existe um limite. 

 Não vou dizer que é fácil tomar essa decisão, pelo contrário, a cada dia eu penso em  esquecer mais uma vez tudo o que aconteceu e ir pedir desculpas - pela 10ª ou será 11ª vez? - porque a saudade é imensa, mas não porque eu deva desculpas, mas porque eu sei que as pessoas são orgulhosas e preferem muitas vezes perder uma amizade do que reconhecer de forma sincera tudo o que foi feito. Reflita um pouco, quantas amizades perdeu em decorrência disso, valeu a pena?

 Eu sei que algumas pessoas não valorizam tanto amizade quanto outras e sei que isso é uma escolha e por ser exatamente uma opção, encare as consequências. Amizade é para compartilhar os momentos bons, os ruins e não correr atrás somente quando o barco estiver afundando e achar que devemos aceitar as mais diversas situações por sermos amigos. Amizade é muito mais que isso.

 Não digo que sou uma excelente amiga, todos nós falhamos, magoamos uns aos outros - sem intenção, claro -. Em casos como esse me pergunto se falhei como amiga se eu devia ter feito algo diferente em diversas situações. Pois bem, estou fazendo diferente agora. Nunca é tarde demais, não é?

 Como diz uma frase de Immanuel Kant "A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor". Devo dizer que de tanto tentar aquecer esse café - já bastante frio - perdeu quase que totalmente o sabor. E sabe por que o "quase"? Porque sempre resta as boas lembranças, o carinho e o mais importante: o respeito.

*Último post sobre isso. Prometo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário